17.4.15

Bole me glava i svemir

    
"Doem-me a cabeça e o universo. As dores físicas mais nitidamente dores que as morais, desenvolvem, por um reflexo no espírito, tragédias incontidas nelas. Trazem uma impaciência de tudo que, como é de tudo, não exclui nenhuma das estrelas. (…) Dói-me a cabeça porque me dói a cabeça. Dói-me o universo porque a cabeça me dói. Mas o universo que realmente me dói não é o verdadeiro, o que existe porque não sabe que existo, mas aquele, meu de mim, que, se eu passar as mãos pelos cabelos, me faz parecer sentir que eles sofrem todos só para me fazerem sofrer."
Bernardo Soares / Fernando Pessoa; Livro do Desassossego

Ova zemlja me umara. Ovih dana me sve umara, čak i stvari koje ne bi trebalo da stvaraju probleme. Nerviraju me oni i to što izbegavaju odgovornost i što nisu moji i što ih ne mogu pročitati. 

Onda se na kraju dana vozimo uz deo gde se Težo uliva u okean; sunce je nisko - zalazak se vidi jasno na okeanu, a iza mosta je oblačno. Zraci padaju koso i toplo žuto na Svetionik Bužio i plažu na drugoj strani. Oblaci su preglupo paperjasti i boje su iritantno pastelne, toliko da moram da volim ovu zemlju i da joj oprostim. Svaki dan samoće.

Pesoa je i dalje jedini koji ima smisla na portugalskom. Mnogo više nego na srpskom. Glupa zemlja i glupi senzibilitet.

Kako da odem?



PS. Glava i svemir na srpskom ovde - zvuče mi strano i komplikovano: http://pttscreen.blogspot.pt/2013/03/boli-me-glava-i-svemir.html

No comments:

Member of The Internet Defense League